setembro 2014
D S T Q Q S S
« ago    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

IFBA terá a 3ª Semana de Ciência e Tecnologia no Campus Ilhéus

logo-ifba-ilheus-300x121

Em sua terceira edição local, a Semana de Ciência e Tecnologia terá como tema central a “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”, buscando, nesse contexto, vincular a produção científica às demandas da sociedade brasileira, com especial atenção aos desafios sociais locais e regionais.

Um dos aspectos mais importantes da abordagem temática é o estímulo para que as instituições pensem a ciência em sua dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.

“A Semana de Ciência e Tecnologia é um importante espaço para que  estudantes, professores e comunidade possam pensar a ciência em diferentes vieses; é um instrumento de produção e divulgação científica. O tema deste ano permite-nos pensar na relação entre o conhecimento produzido no instituto (IFBA) e nas necessidades das comunidades a que atendemos”,  afirma o coordenador local do evento, professor Danilo Souza.

Além de palestras e mesas redondas, minicursos e oficinas, stands, participação de ONG  locais e exposições artísticas, o encontro integra a III Feira de Ciências e o Seminário de Iniciação Científica, distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público interno e externo.

O evento integra a 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), e da – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Fonte: IguaiMix

Homem é preso acusando de destruir imagens de terreiro em Ipiaú

lucas-giro-ipiauFoi preso na madrugada deste domingo (21), na Rua São José, um jovem acusado de ter destruído várias imagens de culto afro, em frente a um terreiro de candomblé, localizado no bairro Euclides Neto, em Ipiaú. Após a destruição, o homem fugiu e se escondeu na casa de um amigo. A polícia militar foi acionada, e a Guarnição Delta do PETO conseguiu prender o pintor Lucas Jesus Barbosa, acusado de praticar o crime. Ele estava escondido na casa de Vinícius Sena Santos, que também foi detido por desacato à autoridade, e por não colaborar com a polícia. A princípio, Vinícius teria negado aos PM´s que o suspeito estaria em sua residência. Também foi encaminhada à delegacia de Ipiaú, a jovem Pamela Silva da Paixão, segundo a PM, ela portava uma trouxa de maconha. A reportagem do Giro acompanhou o caso de perto e tentou conversar com Lucas, mas o rapaz não quis se pronunciar a respeito da destruição, disse apenas que estava sendo ameaçado.

Fonte: Giro em Ipiau

Carros se chocam e quase atingem posto de gasolina em Ilhéus

acidente-ios

Foto: Luizinho Nascimento

Hoje, sábado (20/09), chuvoso em Ilhéus, um susto na Av. Itabuna. Um Uno e um Fox que viam em dirações opostas, se choracaram. A batida empurrou um dos veículos para o posto de gasolina. Por pouco, uma das bombas de gasolina não foram atingidas.

Homem passa por cirurgia em hospital de Itabuna depois de três dias com pênis ereto

Priapismook

Constrangimento, vergonha, medo e muita dor. Só quem já sofreu sabe o que é passar por essa situação. É o caso do itabunense VSA. Recentemente, ele deu entrada no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, sentindo fortes dores. Motivo: o pênis estava ereto há três dias. Para que o órgão voltasse ao normal, foi necessária uma intervenção cirúrgica. Aos 27 anos, o rapaz garantiu, numa entrevista ao repórter Ray Nascimento, da rádio Difusora, que não tinha tomado nenhum estimulante sexual. Ele acreditava ter sido um problema de circulação sanguínea.

Na verdade, o nome desse “fenômeno”, que passa longe de virilidade, é uma doença chamada priapismo. O pênis fica ereto, mesmo sem ter sido estimulado fisicamente ou que o paciente tenha pensado em algo que o levasse a ficar nesse estado. Para o ego masculino, nada mal, se essa ereção fosse momentânea, numa noite pra lá de “caliente”. Com certeza, o homem seria chamado pela companheira de insaciável, garanhão, voraz e tantos outros adjetivos que remetessem a sua condição “sobrenatural”. No entanto, o problema está longe de ser uma brincadeira ou uma “arma” criada para o prazer.

A coisa é bem mais séria e grave do que podemos imaginar. Teve um paciente, há alguns anos, que procurou um urologista, apresentando o quadro de priapismo. O homem estava desesperado. A dor era tanta que ele suplicou ao médico que amputasse o pênis dele.  O nome do paciente foi preservado para evitar constrangimentos, mas o fato foi verídico.

Os médicos já consideram um quadro de priapismo se a ereção insistir por até quatro horas. Voltando ao itabunense, nosso personagem real desse “trailer” que mais parece ser de um filme de terror, ele viveu longas 72 horas de agonia, até sentir que precisava de ajuda. Felizmente, a história terminou bem. O rapaz foi submetido a uma drenagem para retirar o excesso de sangue do pênis, até o órgão ficar flácido. Ele já teve alta. Certamente a vergonha que sentiu ao entrar no hospital e ter os “holofotes” voltados para o “volume” entre os lençóis, nunca será esquecida, assim como a dor, traduzida pelos pacientes como dilaceradora. Porém, a experiência serve de alerta para outros homens.

:: LEIA MAIS »

Governo obtém licenças ambientais para instalação do Porto Sul

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.bXDStzKy1u

Fontes ligadas ao governo do estado confirmaram que as licenças ambientais para construção do Porto Sul, em Ilhéus, devem ser liberadas na tarde desta sexta-feira (19). Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, os trâmites estão sendo finalizados e detalhes como o pagamento de taxas concluídos para que o governador Jaques Wagner faça o anúncio oficial da obtenção das licenças.

Juíz de Camacã é condenado por ficar com dinheiro de fiança

images-cms-image-000394146

O juiz Sérgio Rocha Pinheiro Heathrow foi ‘condenado’ à aposentadoria compulsória pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) por peculato (crime de desvio de dinheiro público). De acordo com a relatora do processo administrativo disciplinar, desembargadora Heloísa Pinto de Freitas, o juiz é alvo de diversos processos administrativos e já estava afastado das atividades, por ter sido condenado anteriormente pelo tribunal à disponibilidade.

Heathrow foi condenado por ter se apropriado dos valores de duas fianças afixadas em dois processos que tramitavam na Vara Criminal de Camacã, no sul da Bahia. Os valores das fianças eram de R$ 1.085 e R$ 3.400. Segundo os autos, o juiz era substituto na comarca, e deferiu duas liberdades provisórias mediante pagamento de fiança.

O advogado do juiz, João Daniel Jacobina, afirmou que ele ficou com o dinheiro por “não saber como proceder com o valor pago” e pediu orientação do que fazer “a um servidor experiente” da comarca de Ilhéus, em que já havia trabalhado. Isso teria sido feito, já que nenhum servidor queria ficar responsável pela quantia.

Orientação foi solicitada, segundo o advogado, na frente de uma servidora da unidade judicial. A orientação, conforme o defensor, deveria ser de oficiar um banco para abrir uma conta para depositar o valor e aguardar o resultado do processo. Jacobina diz que o processado não entendeu a orientação e transferiu a ligação para uma servidora e que ela teria entendido como proceder. “O magistrado, inexperiente, teve o cuidado de ligar para pedir orientação. Mas o fato é que o dinheiro sumiu”.

Fonte:  Brasil247

Provas de concurso para agente penitenciário serão aplicadas neste domingo (21)

agente-penitenciarioSerão aplicadas neste domingo (21) as provas do concurso público para Agente Penitenciário 2014, promovido pelas secretarias da Administração (Saeb) e de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). De acordo com o edital de convocação, os 17.957 candidatos inscritos responderão às questões objetivas e discursiva – de caráter eliminatório e classificatório – referentes às duas primeiras etapas do certame. As provas serão realizadas nas cidades baianas de Salvador, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Jequié e Ilhéus.

Os candidatos terão quatro horas para responder às questões objetivas e à prova discursiva. Os locais de prova poderão ser consultados no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), entidade organizadora do concurso. É necessário que os candidatos compareçam aos locais de prova com pelo menos uma hora da antecedência, munidos de comprovante de inscrição, original de documento de identificação oficial com foto, lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta, feita de material transparente.

Fonte: Agravo

Ilhéus é considerado o município que mais perdeu população da Bahia, diz IBGE

ilheus

Ilhéus com 220.943 mil habitantes em 2006.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 21% dos municípios brasileiros estão assistindo a diminuição constante de seus moradores.

Segundo o Coordenador de Disseminação de Informações do IBGE, Joilson Rodrigues de Souza, a informação não é uma novidade. “Essa condição emigratória não é uma novidade, já que uma boa parte do semiárido resulta de um baixo dinamismo ecônomico que oferece uma péssima qualificação acadêmica, e poucas oportunidades de trabalho”, afirma Joilson.

O fator responsável pelo encolhimento da população é baseado apenas em porcentagens de limites térreos. “Tivemos a atualização do arquivo gráfico da Bahia, que fez com que boa parte desses municípios, que tinham elementos físicos que já não eram encontrados no momento de interpretação fossem revistos. Para ficar mais simples o entendimento, é quando o dono de uma fazenda, onde existe a fronteira da Cidade A com a Cidade B, informa que seu terreno ocupa a extensão da cidade A, quando na verdade, pertence ao terreno B, isso faz com que aqueles moradores dessa fazenda, sejam considerados na pesquisa como população da cidade B. Isso explica por que algumas cidades que são vizinhas, tiveram um acréscimo e uma diminuição de moradores relativas,” disse Rodrigues.

Na Bahia, dos 417 municípios, apenas 284 se mantiveram estáveis. Do total, 133 tiveram taxas negativas. O município que mais perdeu sua população foi Ilhéus, que fica no sul da Bahia. No censo de 2013, a cidade aparece com cerca 184 mil pessoas. Já em 2014, o número caiu para aproximadamente 182 mil pessoas. Uma redução de 2.266 na população.
O coordenador de Disseminação de Informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, alerta que essa redução drástica de população já é um caso preocupante.

“Só essa identificação inicial já pode gerar uma preocupação. Afinal, vivemos hoje em uma sociedade envelhecida, sem força de trabalho e que sofre de carências e de demandas de um custo muito alto. Uma pirâmide ideal seria onde a base teriam jovens que estariam evoluindo, e subindo na pirâmide em direção ao envelhecimento. Um país que tem em sua maioria, uma população que já não pode mais contribuir para o seu crescimento, é um país fadado a permanecer sem evolução,” finaliza Rodrigues.

Presidenciável Aécio desembarca amanhã (18) em Ilhéus

IMG_1410875776

O candidato a presidente pelo PSDB, Aécio Neves, estará na próxima quinta-feira (18) nas cidades de Ilhéus e Itabuna, no sul do estado, para campanha. O senador Aécio Neves (PSDB) deve desembarcar em Ilhéus às 10h e segue para Itabuna, onde faz uma caminhada. O presidenciável será acompanhado pelo candidato ao governo pelo DEM, Paulo Souto.

Segundo o deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB), a “eleição é outra” por conta do chamado “efeito Marina”, mas salientou que o “PSDB é inegavelmente o pricipal partido de oposição do Brasil. Vamos apresentar uma proposta a esse governo fracassado do PT. É o que a gente continua fazendo”, disse Imbassahy.

A visita de Aécio a Ilhéus e Itabuna estava prevista para quando foi lançado, em Salvador, no dia 23 de agosto, o programa Nordeste Forte, mas a ida ao sul do estado foi adiada. Também estava prevista visita a Juazeiro, mas o acidente que matou Eduardo Campos acabou modificando a programação.

Inscrição para o programa Sebrae termina amanhã (17)

{BEECCBB2-07CB-E5EB-6AE7-7DAE0825E3CB}As inscrições terminam amanhã, quarta-feira (17), para a convocar 90 profissionais de  Agentes Locais de Inovação (ALI) em 15 cidades da Bahia. Os interessados devem acessar o site da empresa responsável. Os concorrentes passarão por analise curricular, prova escrita, entrevista e dinâmica de grupo. As bolsas serão de R$ 1,1 mil, durante a capacitação, e R$ 3,6 mil, após do período de capacitação. A taxa de inscrição é R$ 60, para candidatos agentes, e R$ 80, para candidatos orientadores.

Os 90 convocados atuaram de Agentes Locais de Inovação, sendo 60 contratados de imediatos e 30 ficaram no cadastro reserva. As vagas estão distribuídas entre Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Guanambi e Jequié.

O Edital comtempla duas vagas para Candidatos Orientadores, em Salvador e Vitória da Conquista, destinadas aos mestrados e doutorados, mediante a avaliação curricular, analise documental e entrevista presencial.  Todos os Agentes bolsistas receberão através do sistema CNPq e serão capacitados pelo Sebrae.

Grave acidente deixa vítima fatal na Beira Rio Ubaitaba

Nilsinho Cruz morreu no local.

Nilsinho Cruz morreu no local.


Um acidente grave aconteceu nesta madrugada do dia 15/09/2014 na Av. Beira rio em Ubaitaba. Uma moto colidiu com o parque deixando um morto e outro gravemente ferido

Por conta da neblina ele não enxergou o parque e passou batido segundo informações da ocorrência policial, as Vitimas envolvidas, São  Nilsinho Crus o condutor da moto cicleta que veio a Óbito no local e sua carona Solange Goes Crus, que teve fraturas  expostas e foi encaminhada para o hospital de Itabuna. 
Nilsinho estava pilotando uma moto Yamaha Fazer 250, de placa NTP- 3030, quando colidiu em um baú no parque de diversões que está instalado no loca.

Redação / Notíciasurgente

Jogar lixo na rua vai gerar multa a partir de dezembro

340x650_lixo-na-rua-salvador--praia-de-itapoa_1447368

A partir do próximo mês de dezembro, quem for flagrado jogando lixo nas ruas de Salvador será multado. Isso porque, até o final deste ano, deverá ser publicado o decreto que regulamenta a  Lei 8.512/2013.

A lei – sancionada em dezembro de 2013 pelo prefeito ACM Neto – prevê  multa de R$ 67,23 a R$ 2.016,90 para quem descartar lixo em local indevido.

A informação é da presidente da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), Kátia Alves. Ela ressalta que a publicação do decreto depende apenas da licitação para contratação de 40 profissionais responsáveis pela fiscalização, que contará também com 40 motocicletas.

Ela ressalta que os valores da multa ainda estão sob avaliação. Quem for flagrado receberá, inicialmente, uma advertência e, caso repita, será notificado.
Se voltar a jogar lixo na rua, será multado. Além da penalidade administrativa, o cidadão também poderá responder judicialmente por crime ambiental.

 

:: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia